2ª via de Certidão de Óbito Atualizada

Solicite Online

Disponibilidade: Em estoque

a partir de:

R$114,90

Descrição

Detalhes

Certidão de Óbito Atualizada

A Certidão de Óbito é o documento oficial emitido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais para comprovar a morte de alguém.

Essa certidão informa o local, data, hora do falecimento, o estado civil do falecido e a causa da sua morte, entre outras coisas. 

 

Por que a Certidão de Óbito é importante?

A Certidão de Óbito deve ser providenciada logo após o falecimento de uma pessoa, pois trata-se de um documento indispensável para a abertura do processo de inventário, do pedido de pensão pela morte do falecido, para que o cônjuge viúvo possa se casar novamente etc.

Além disso, a Certidão de Óbito também é importante para solicitar o cancelamento dos documentos da pessoa falecida, como CPF, Título de Eleitor, RG, carteira de motorista e contas bancárias.

Estes processos de cancelamento devem ser acompanhados de perto por algum familiar para evitar fraudes com o uso indevido dos dados do falecido.

 

Quais documentos são necessários para solicitar a Certidão de Óbito de alguém que faleceu?

Quando uma pessoa morre, a Certidão de Óbito deve ser solicitada por familiares ou, na ausência deles, por representantes de locais como agência funerária, hospitais, presídios etc.

A solicitação do documento é feita diretamente no Cartório de Registro Civil da cidade onde ocorreu o falecimento. 

É fundamental apresentar os documentos abaixo. Na ausência de algum deles, será necessário que o solicitante declare que ignora tais informações.

Documentos do falecido:

  • Original da 1ª e 2ª via do Atestado de Óbito assinado pelo médico

  • Certidão de Nascimento e Casamento (se for o caso)

  • Número do CPF e do RG com Órgão Emissor

  • Número de Benefício Previdenciário-NB (apenas se recebia algum benefício do INSS)

  • Número do PIS/PASEP e Inscrição no INSS (quando contribuinte individual)

  • Número do Título de Eleitor e da Carteira de Trabalho

Declarações do solicitante:

  • Local em que ocorrerá o sepultamento.

  • Nome e idade dos filhos do falecido (se for o caso).

  • Se deixou ou não bens.

  • Se fez testamento.

 

Quando solicitar a Certidão de Óbito Atualizada?

Aqui no Certidão na Mão, é possível solicitar a emissão da Certidão Atualizada de Óbito com total facilidade e em apenas alguns cliques. 

Esse serviço oferece muito mais comodidade para os clientes que não podem perder tempo em filas de cartórios e precisam da certidão com urgência. 

Os motivos mais comuns para a emissão da Certidão Atualizada de Óbito são: 

  • Se a certidão original foi perdida.

  • Se novas correções/averbações foram feitas.

  • Se a certidão original estiver rasurada ou danificada.

  • Em outros casos em que for solicitada a apresentação da Certidão de Óbito Atualizada.

 

Certidão de Óbito Atualizada e segunda via são a mesma coisa?

Segunda via de Certidão de Óbito é uma expressão popularmente usada nos casos em que foi preciso emitir uma nova via do documento, seja por motivos de perda, rasuras, averbações etc. 

Oficialmente, o termo segunda via não é muito usado nos cartórios. Até porque não falamos terceira via, quarta via ou quinta via de um documento. 

Sendo assim, sempre que for preciso solicitar uma nova certidão, independentemente do motivo, o termo oficial correto é Certidão Atualizada.

A Certidão Atualizada de Óbito nada mais é do que uma nova via da certidão, que pode ser usada para diferentes finalidades. 

O prazo de validade da certidão dependerá de onde o documento será apresentado, ficando a critério da pessoa ou órgão que irá receber a certidão determinar.

 

Entenda a diferença entre Atestado de Óbito e Certidão de Óbito?

Apesar de terem nomenclaturas bastante parecidas, Atestado de Óbito e Certidão de Óbito são documentos totalmente diferentes.

O Atestado de Óbito, também chamado de Declaração de Óbito, é emitido pelo médico (ou hospital) que constatou a morte da pessoa. Nesse documento, estão declarados o falecimento do cidadão com data, hora, local e a causa da morte. 

A Certidão de Óbito, por sua vez, é o documento emitido pelo Cartório de Registro Civil em que estão descritas de forma oficial todas as informações do óbito de uma pessoa. A Certidão de Óbito emitida pelo cartório é necessária para que familiares e possíveis herdeiros possam dar andamento a processos burocráticos como sepultamento, encerrar conta em banco, pedidos de pensão, herança, inventário, processo de cidadania, entre outros procedimentos.

Vale lembrar que o Atestado de Óbito é exigido na hora de dar entrada Certidão de Óbito no cartório.

 

O que é a Averbação da Certidão de Óbito?

As averbações ocorrem quando há modificações ou cancelamentos no conteúdo de um registro de nascimento, casamento ou óbito. A averbação é obrigatória, pois é por meio dela que o fato se torna público perante terceiros.

A averbação pode ser feita na maioria das vezes com um pedido judicial. Mas há casos onde a mesma pode ser requerida pelo interessado.
Confira a seguir as situações.

Requerida por mandado judicial

  • Cancelamento no registro de óbito ou na transcrição de óbito de brasileiro no exterior.

Requerida pelo interessado

  • Correções de erros de grafia podem ser solicitadas quando uma letra foi lançada no registro de forma diferente da constante no documento que lhe deu origem. Deverá ser apresentado requerimento do interessado para a correção junto ao Cartório de Registro Civil onde o registro foi lavrado, instruído com cópias autenticadas da certidão extraída do assento a ser corrigido e do documento que o originou.

O que é tradução juramentada?

Tradução juramentada é a tradução de um documento oficial com fé pública, que só pode ser feita por pessoa habilitada - o tradutor público juramentado.

Quais são os documentos que exigem tradução juramentada?

Os documentos que mais exigem tradução juramentada são: atas, carteira de habilitação, certidão de nascimento, casamento e óbito, documentos escolares (certificados do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, diplomas universitários e históricos escolares), certificados de origem, contratos, autos de processos judiciais, documentos de embarcações estrangeiras, manifestos, passaportes, procurações, sentenças e testamentos, entre outros.

Alguns órgãos ou repartições do Governo ou empresas particulares, como os estabelecimentos de ensino, exigem tradução juramentada de documentos em língua estrangeira.

Se o documento em língua estrangeira tiver que ser apresentado à Justiça brasileira ou protocolado em cartório, terá que ter obrigatoriamente anexada a tradução juramentada.

Essa obrigatoriedade está prevista no Decreto 13.609, de 1943, que diz no seu Artigo 18:

O que é o Apostilamento?

A Apostila é um certificado de autenticidade emitido por países signatários da Convenção da Haia, promulgada no Brasil pelo Decreto 8.660/2016, que é colocada em um documento público para atestar sua origem (assinatura, cargo de agente público, selo ou carimbo de instituição). Esse documento público apostilado será apresentado em outro país, também signatário da Convenção da Haia, uma vez que a apostila só é válida entre países signatários.

Detalhes

Detalhes

Cidade Informada pelo cliente
Órgão Emissor Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais
Não sabe os dados? Para pedir uma certidão sem ter todos os dados clique aqui
Inteiro Teor Certidão disponível apenas para alguns cartórios
Averbação ou Anotação Comprando conosco você concorda que, caso conste averbação não informada lhe será enviada uma cobrança adicional no valor de R$20,00 por averbação, que deverá ser quitada para liberar o pedido. Aceita ainda que, caso alguma averbação informada não esteja registrada a certidão será enviada da forma que estiver no registro do cartório. Precisa registrar uma averbação? Entre em contato conosco clicando aqui
Dados Incorretos Comprando conosco você concorda que, caso informe algum dado errado e não seja possível emitir a certidão, lhe será enviada uma cobrança relativa as despesas adicionais tidas, que deverá ser quitada para liberar o pedido. Aceita ainda que a certidão será enviada exatamente da forma que for emitida pelo cartório

Avaliações

Resenhas de Cliente (1)

Analisado por Eliana Goffi Costacurta
Nota:
Excelente servico (Publicado em 22/03/2018)
Analisado por Sandra R. Cavalcante
Nota:
Encontraram e enviaram minha certidão em tempo recorde.
Ótima empresa! (Publicado em 19/05/2017)
Analisado por Agenor Roett
Nota:
Serviço muito eficiente (Publicado em 02/05/2017)

Queremos muito saber sua opinião

Produto comprado: 2ª via de Certidão de Óbito Atualizada

Como você avalia o atendimento recebido? *

  Péssimo Ruim Normal Bom Ótimo
Nota:

Você também pode se interessar no(s) seguinte(s) produto(s)