Busca de Certidão de Óbito

 

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Busca de Certidão de Óbito

O fato de nenhum registro ser localizado, não significa que ele não exista no Cartório. A resposta negativa pode se dar por alguns motivos, como por exemplo a divergência entre os dados informados na busca e aqueles constantes no Cartório.

 

DÚVIDAS FREQUENTES

Para que serve a certidão de óbito?
Ela serve para informar um breve relato das informações que constam no registro de óbito de uma pessoa.

O que é certidão atualizada?
Trata-se de uma nova via recém emitida pelo cartório, sendo normalmente aceito o prazo de até 90 dias.

O que é 2ª via ou segunda via?
Trata-se de qualquer nova via da certidão solicitada após a emissão da primeira via original, ou seja, não existe terceira via.

O que é certidão de inteiro teor?
É a certidão que reproduz de forma exata todo o conteúdo que constar no registro de óbito, inclusive anotações.

O que é averbação?
São anotações que constam no registro de óbito, por exemplo, retificação judicial.

Qual a diferença entre a certidão digital e a certidão impressa?
A certidão digital é emitida em formato eletrônico (PDF) e é assinada digitalmente com certificado digital do cartório. Já a certidão impressa, é o mesmo documento porém emitido em papel timbrado do cartório e com a assinatura do escrevente que emitiu a certidão. 

Precisa de ajuda?

 

Busca de Certidão de Óbito (Estado de SP)

Imagine a seguinte situação: você precisa com urgência da certidão de óbito de um familiar para dar entrada em algum processo burocrático importante. E você simplesmente não encontra a certidão e não tem ideia de onde ela está registrada. 

Para resolver esse tipo de problema, o Certidão na Mão conta com um serviço inovador, que pode beneficiar pessoas de diferentes locais do estado de São Paulo. 

 

Conheça o nosso serviço de busca de certidões de óbito e conte com nossa eficiência!

O primeiro passo para descobrir onde a certidão está arquivada é acessar a opção 'Busca de Certidão de Óbito' e clicar em CONTINUAR.

Depois disso, basta selecionar o período da pesquisa, que pode variar entre os últimos dez e os últimos 50 anos. Você também deve selecionar a quantidade de certidões que vai pesquisar.

A etapa seguinte é preencher com os dados da pessoa falecida, como nome completo, data da morte, CPF, nome da mãe e do pai. 

Por fim, o cliente deve escolher a opção de pagamento e o prazo desejado para pesquisa. Depois que a transação for concluída e aprovada, você receberá um retorno sobre o andamento da busca. 

Lembre-se de que, quantos mais dados forem informados durante o preenchimento do cadastro, mais bem-sucedida poderá ser a pesquisa.

 

Qualquer pessoa pode pedir a busca de uma certidão de óbito?

Sim. Qualquer pessoa, independentemente de ser parente ou não da pessoa falecida, pode requerer a busca por uma certidão de óbito sem precisar informar o motivo ou interesse do pedido. 

 

Entenda a diferença entre certidão de óbito digital e certidão impressa

Você sabia que aqui no Certidão na Mão é possível solicitar a certidão digital ou o documento em papel? O cliente escolhe qual versão vai atender melhor as suas necessidades e nós cuidamos de tudo para agilizar sua vida. 

A certidão impressa é um documento carimbado e timbrado em papel oficial, com o conteúdo registrado e lavrado em um livro que fica aos cuidados de um cartório de Registro Civil.

A certidão digital, por sua vez, surgiu há alguns anos graças ao avanço da tecnologia e dos meios digitais nos cartórios do Brasil. O documento é emitido em um arquivo em formato PDF e assinado digitalmente com um certificado do cartório. 

Em outras palavras, trata-se de uma imagem fiel da certidão em papel e com a mesma validade legal. 

Mas fique atento: a certidão digital só deve ser visualizada em meios eletrônicos, como computador, tablet ou smartphone. Se a pessoa imprimir o documento em papel, ela vira uma cópia simples e perde a autenticidade.

 

Qual importância da certidão de óbito?

A certidão de óbito é um registro oficial que atesta o falecimento de uma pessoa. O documento é emitido pelo cartório de registro civil e é necessário para comprovar a morte de um cidadão, bem como para dar entrada em diversos trâmites legais, como requerimento de pensão, herança, apólice de seguros, novo casamento do viúvo etc. 

Aqui no Brasil, existem dois tipos de certidões: o breve relato (que apresenta somente os dados principais que foram inscritos no livro do cartório) e o formato em inteiro teor (que reproduz todos os dados do falecido de forma mais completa).

 

Quais são as informações contidas na certidão de óbito?

As certidões de óbito têm as informações pessoais do cidadão falecido, como nome completo, data da morte, estado civil, sexo, idade, naturalidade e causa da morte. 

Além disso, a certidão também informa se a pessoa deixou testamento, os dados do sepultamento, local, o nome e o número de documento do médico ou de quem atestou o óbito, a data de expedição do documento e os dados do próprio cartório.

 

Qual é a diferença entre atestado de óbito e certidão de óbito?

A semelhança entre esses dois termos pode gerar dúvidas entre as pessoas, por isso, é importante saber a diferença entre esses documentos. 

O atestado de óbito, que também conhecido como declaração de óbito, é um documento assinado e emitido pelo médico por meio de uma Guia da Secretaria de Saúde. Ele tem a finalidade de comprovar o falecimento da pessoa. Mesmo que a morte não tenha acontecido em um hospital, o profissional de saúde é a pessoa apta para atestar a morte.

No atestado de óbito, devem constar o local da morte, a causa do falecimento (se foi natural, violenta, homicídio, suicídio, acidente ou indeterminada) e a assinatura do médico com carimbo e número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.

 

Onde devo providenciar a primeira via da certidão de óbito?

Depois que o atestado de óbito é liberado pelo médico, basta dirigir-se a um cartório de registro civil e fazer a solicitação da certidão de óbito.

Os documentos necessários são esses abaixo:

 

  • Atestado de óbito
  • RG
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Título de eleitor;
  • Certificado de reservista (quando necessário);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cartão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Número do PIS (Programa de Integração Social) ou Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

 

Em seguida, um membro da família do falecido deve comparecer ao cartório onde foi feita a solicitação. Com o canhoto de entrega em mãos, ele pode fazer a retirada da certidão.

Geralmente, a solicitação da certidão de óbito é feita a pedido da família da pessoa falecida. Quando ocorre a ausência de familiares, é possível que o documento seja solicitado por responsáveis administrativos de hospitais, clínicas ou presídios, por exemplo.

Navegue pelo Certidão na Mão e veja como é fácil emitir suas certidões

Não perca tempo em filas de cartórios. Deixe que nossa equipe faz o trabalho duro para você e receba suas certidões sem sair de casa. Conheça nossos diferenciais:

 

  • Facilidade para emitir certidões pela internet.
  • Serviço inovador de busca de certidões.
  • O menor prazo de entrega do mercado.
  • Frete grátis para todo o Brasil.
  • Agilidade, profissionalismo e rapidez no atendimento.
  • Chat disponível para dúvidas e sugestões dos clientes.
  • Certificados de segurança para proteger seus dados.
  • Compras 100% seguras.
  • Cópias das certidões enviadas por e-mail se o cliente solicitar.
  • Clientes satisfeitos e avaliações 100% positivas.
  • Pagamento facilitado (cartão de crédito, boleto, depósito ou transferência).



 





Detalhes

Detalhes

Cidade

Pesquisa realizada apenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro

Órgão Emissor

Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais

Não sabe os dados?

Como não existe um sistema nacional integrado de busca precisamos de algumas informações para realizar a busca.
Para pedir uma certidão sem ter todos os dados clique aqui.

Inteiro Teor

Não trabalhamos com certidão de inteiro teor no site porque alguns cartórios só aceitam pedido feito pela própria pessoa ou parente de primeiro grau.
Para pedir uma certidão de inteiro teor clique aqui.

Averbação ou Anotação

Comprando conosco você concorda que, caso conste averbação não informada lhe será enviada uma cobrança adicional no valor de R$25,00 por averbação, que deverá ser quitada para liberar o pedido. Aceita ainda que, caso alguma averbação informada não esteja registrada a certidão será enviada da forma que estiver no registro do cartório.

Precisa registrar uma averbação? Entre em contato conosco clicando aqui.

Dados Incorretos

Comprando conosco você concorda que, caso informe algum dado errado e não seja possível emitir a certidão, lhe será enviada uma cobrança relativa as despesas adicionais tidas, que deverá ser quitada para liberar o pedido. Aceita ainda que a certidão será enviada exatamente da forma que for emitida pelo cartório.

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