11 2338-2997

Cartório de Protesto SP

Cartórios de Protesto de São Paulo

Na hora de cobrar uma dívida, os cartórios de protestos são as melhores opções para agir com segurança e ter seus direitos resguardados. Os cartórios de protestos da cidade de São Paulo estão disponíveis para qualquer cidadão. Muitos deles, têm altos índices de recuperação de crédito e por isso são bastantes procurados. 

Quando se fala em protesto, devemos entender como o registro de uma dívida de determinada pessoa (física ou jurídica) junto ao cartório. Essa dívida pode estar relacionada ao não pagamento de boletos, cheques, carnês, contratos, duplicatas etc. O protesto de título é uma maneira de oficializar a existência do débito, garantindo segurança ao credor em relação ao devedor.

Vale lembrar que não se trata de uma ação judicial, mas sim de uma intimação, que tem o objetivo de solucionar o problema da dívida sem a necessidade de levar o caso à Justiça. 

Ao receber o título protestado, o cartório realiza uma checagem da origem da dívida e notifica o devedor. Depois disso, o devedor tem um prazo estipulado para quitar o débito. Caso ele não faça isso e permaneça em falta com suas obrigações, seu CPF ou CNPJ é inserido no Cadastro Nacional de Protesto. 

Com o nome protestado, o cidadão tem dificuldades para fechar negócios, ter crédito no mercado ou resolver questões burocráticas, como a compra de um imóvel ou empréstimo bancário.

 

Como saber se meu nome foi protestado?

O protesto do título em um cartório resulta na inclusão do nome do devedor em cadastros de inadimplentes, mas vale lembrar que nem sempre isso significa o pagamento da dívida. Muitas empresas também preferem não protestar os títulos dos clientes, limitando-se a colocá-los nos tradicionais serviços de proteção ao crédito.

Para saber se seu nome foi protestado, uma boa opção é procurar a Serasa e o SPC. Nos dois casos, a pessoa deve entrar no site ou visitar um posto de atendimento portando o RG e o CPF. Com esses dados em mãos, a consulta é feita e possível saber se seu nome está envolvido em alguma pendência.  

Existem também empresas especializadas que fazem esse tipo de pesquisa, mas cobram pelo serviço.

 

Quais são as certidões de protestos emitidas pelos cartórios de Protesto de São Paulo?

Qualquer cidadão de São Paulo pode solicitar uma certidão de protesto para saber se existem ou não de dívidas em seu nome. Também é possível emitir certidões para verificar a situação cadastral de uma pessoa física ou jurídica. As certidões mais solicitadas em São Paulo são as seguintes:

  • Certidão de Protesto (Negativa ou Positiva) – O principal objetivo desta certidão de protesto é constatar se existem pendências de quitação de títulos no cartório em nome de uma pessoa, casal ou até mesmo empresa. Se a certidão de protesto for negativa, representa que não há nenhum registro naquele cartório de protesto.
  • Certidão do Instrumento de Protesto – Trata-se de uma certidão com o teor do protesto, que é emitida pelo cartório e entregue ao credor do título. Se o título não for pago pelo devedor no cartório dentro do prazo informado no documento, o Instrumento de Protesto somente poderá ser retirado com o pagamento da dívida.
  • Certidão Positiva de Cancelamento – Esse tipo de certidão é emitido quando o devedor quita sua dívida com o credor e se dirige ao cartório de protesto com o instrumento de protesto em mãos, para que seja feita a baixa da dívida. Depois disso, o título constará como pago no cartório de protesto e será emitida uma certidão positiva de cancelamento.
  • Certidão de Inteiro Teor – Essa certidão traz o detalhamento do protesto, os dados do credor, dados gerais do devedor, descrição detalhada da negociação da compra, parcelas atrasadas, multas etc.

 

Precisa emitir certidão de protesto com urgência? Aqui você tem o menor prazo de entrega do mercado!

Se você precisa fechar um negócio importante ou quer emitir uma certidão de um cartório de protesto, o lugar certo é no Certidão na Mão. Trabalhamos com agilidade e eficiência para deixar nossos clientes sempre satisfeitos. 

Além do menor prazo de entrega do mercado, disponibilizamos frete grátis para todo o Brasil e o envio de uma cópia das certidões por e-mail. 

Você não precisa percorrer diversos cartórios ou perder tempo em filas. Conte com o serviço do Certidão na Mão e receba esses documentos no seu endereço. 

O site conta com certificados de segurança para zelar pelos dados dos clientes. Outro diferencial é a facilidade no pagamento, que pode ser feito por cartão de crédito, boleto, transferência ou depósito. 

Navegue pelo Certidão na Mão e conheça os nossos diferenciais!