11 2338-2997

2 Item(s)

por página

2 Item(s)

por página

Cartório de Protesto de Diadema

O protesto de um título em cartório ocorre quando alguém (pode ser uma pessoa jurídica ou pessoa física) registra o não pagamento de uma dívida para tentar reaver o dinheiro que não foi pago em dia. 

Ao protestar uma dívida em cartório, ela se torna pública e o não pagamento pode levar o nome de devedor aos órgãos de proteção ao crédito. Isso dificulta a obtenção de crédito no mercado e o fechamento de negócios importantes, como a compra de um imóvel, financiamento ou o pedido de empréstimo. 

 

Quais dívidas podem ser protestadas?

O protesto pode ocorrer em uma série de títulos. Os mais comuns são: 

  • Cheques
  • Contratos de aluguel
  • Carnês e boletos de lojas ou outros estabelecimentos 
  • Encargos Condominiais
  • Confissão de dívida
  • Sentença judicial
  • Notas promissórias
  • Duplicatas

 

O que fazer se o meu nome foi protestado?

Se você tomou conhecimento que existe um protesto em seu nome, o primeiro passo é ir até o cartório em que o documento foi protestado e solicitar uma certidão de protesto. Chegando lá, basta informar seu nome completo e nº de CPF. O cartório emitirá a certidão, na qual constará os principais dados de quem solicitou o protesto, qual o tipo de dívida, a data em que foi protestado e seu valor.

Caso não saiba em qual cartório o protesto foi feito, basta consultar uma agência da Serasa ou do SPC com seu CPF e um documento de identidade com foto. O Ministério da Justiça possui uma lista com os endereços de cartórios por estado e cidade. Na dúvida, é possível solicitar a certidão de todos os cartórios de protesto da cidade e verificar em qual deles o título está protestado.

Você também pode emitir certidões negativas nos cartórios de protesto para comprovar que não há dívidas protestadas em seu nome. 

 

Quais são as certidões de protestos emitidas pelos cartórios de Diadema?

Qualquer cidadão da região de Diadema pode solicitar uma certidão de protesto. As certidões são necessárias em diversos tipos de transações. Abaixo, você confere as certidões mais comuns nos cartórios de protesto. 

  • Certidão de Protesto (Negativa ou Positiva) – O principal objetivo desta certidão de protesto é constatar se existem pendências de quitação de títulos no cartório em nome de uma pessoa ou empresa. Se a certidão de protesto for negativa, representa que não há nenhum registro naquele cartório de protesto.
  • Certidão do Instrumento de Protesto – Trata-se de uma certidão com o teor do protesto, que é emitida pelo cartório e entregue ao credor do título. Se o título não for pago pelo devedor no cartório dentro do prazo informado no documento, o Instrumento de Protesto somente poderá ser retirado com o pagamento da dívida.
  • Certidão Positiva de Cancelamento – Esse tipo de certidão é emitido quando o devedor quita sua dívida com o credor e se dirige ao cartório de protesto com o instrumento de protesto em mãos, para que seja feita a baixa da dívida. Depois disso, o título constará como pago no cartório de protesto e será emitida uma certidão positiva de cancelamento.
  • Certidão de Inteiro Teor – Essa certidão traz o detalhamento do protesto, os dados do credor, dados gerais do devedor, descrição detalhada da negociação da compra, parcelas atrasadas, multas etc.

 

Precisa emitir certidões com urgência nos cartórios de protesto de Diadema? Conte com a equipe do Certidão na Mão!

O Certidão na Mão é um site especializado na emissão de certidões pela internet. Nossos clientes contam com o menor prazo de entrega do mercado e ainda oferecemos frete grátis para todo o Brasil.

Isso sem falar na facilidade de pagamento e na qualidade do nosso atendimento. Em caso de dúvidas, estamos sempre à disposição por chat, telefone ou e-mail. 

E se você precisar, enviamos uma cópia das certidões por e-mail. Fique livre da burocracia e obtenha um serviço realmente eficaz!

Navegue pelo nosso site e confira os pacotes de certidões disponíveis para Diadema e outras regiões de São Paulo!