11 2338-2997

2 Item(s)

por página

2 Item(s)

por página

Cartório de Protesto de Santo André

Com o aumento da oferta de crédito no Brasil, pessoas de diferentes classes sociais começaram a comprar mais. O problema é que, muitas vezes, a falta de planejamento financeiro resulta em dívidas e prejuízos para a economia. Nesse sentido, os cartórios de protesto acabam atuando como uma importante ferramenta de cobrança de títulos inadimplentes. 

O protesto de um título em cartório ocorre quando alguém (pode ser uma empresa ou pessoa física) decide registrar o não pagamento de uma dívida para tentar reaver o dinheiro. 

Ao protestar uma dívida em cartório, ela se torna pública e o não pagamento pode levar o nome de devedor aos órgãos de proteção ao crédito. 

Após o recebimento do registro da dívida pelo tabelião, o devedor é intimado pelo cartório. A lei brasileira não determina um prazo específico para o devedor realizar o pagamento e impedir o protesto. Na prática, o prazo para o devedor efetuar o pagamento da dívida costuma ser de até três dias úteis contados a partir intimação do devedor.

 

Você sabe quais dívidas podem ser protestadas em cartório?

O protesto pode ocorrer em uma série de títulos ou documentos não pagos. Os mais comuns são: 

  • Cheques
  • Contratos de aluguel
  • Carnês e boletos de lojas ou outros estabelecimentos 
  • Encargos Condominiais
  • Confissão de dívida
  • Sentença judicial
  • Notas promissórias
  • Duplicatas

 

Quais são as certidões de protestos emitidas pelos cartórios de Santo André?

As certidões dos cartórios de protestos são bastante solicitadas por pessoas que tiveram algum título protestado e não sabem como proceder ou por cidadãos que querem comprovar a ausência de dívidas em seu nome. Abaixo, você confere as certidões mais comuns nos cartórios de protesto de Santo André. 

  • Certidão de Protesto (Negativa ou Positiva) – O principal objetivo desta certidão de protesto é constatar se existem pendências de quitação de títulos no cartório em nome de uma pessoa, casal ou até mesmo empresa. Se a certidão de protesto for negativa, representa que não há nenhum registro naquele cartório de protesto.
  • Certidão do Instrumento de Protesto – Trata-se de uma certidão com o teor do protesto, que é emitida pelo cartório e entregue ao credor do título. Se o título não for pago pelo devedor no cartório dentro do prazo informado no documento, o Instrumento de Protesto somente poderá ser retirado com o pagamento da dívida.
  • Certidão Positiva de Cancelamento – Esse tipo de certidão é emitido quando o devedor quita sua dívida com o credor e se dirige ao cartório de protesto com o instrumento de protesto em mãos, para que seja feita a baixa da dívida. Depois disso, o título constará como pago no cartório de protesto e será emitida uma certidão positiva de cancelamento.
  • Certidão de Inteiro Teor – Essa certidão traz o detalhamento do protesto, os dados do credor, dados gerais do devedor, descrição detalhada da negociação da compra, parcelas atrasadas, multas etc.

 

Quer emitir certidões com urgência nos cartórios de protesto de Santo André? O Certidão na Mão pode te ajudar!

Com o menor prazo de entrega do mercado e 100% de avaliações positivas dos clientes, o Certidão na Mão é um site especializado na emissão de certidões pela internet.

Tenha agilidade para emitir suas certidões e receba os documentos sem precisar sair de casa. Oferecemos frete grátis para todo Brasil e ainda garantimos facilidades no pagamento. 

Em caso de dúvidas, temos uma equipe sempre disposta a tirar dúvidas e oferecer o melhor atendimento. Não perca tempo em filas de cartório e fique livre da burocracia na hora de emitir as suas certidões!

Navegue pelo Certidão na Mão e confira os pacotes de certidões disponíveis para Santo André e outras regiões de São Paulo.