11 2338-2997

2 Item(s)

por página

2 Item(s)

por página

Cartório de protesto em São Caetano do Sul

O protesto de um título em cartório é o ato formal de registrar a inadimplência e o descumprimento do pagamento de diferentes tipos de dívidas. 

É importante ressaltar que os cartórios de protesto não são considerados órgãos de proteção ao crédito. Eles funcionam apenas como um serviço para registro de dívidas.

Muitas pessoas (físicas ou jurídicas) recorrem aos cartórios de protesto para fazer uma cobrança e tentar reaver o dinheiro que não foi recebido em dia. 

Ao contrário do que acontece nos órgãos de proteção ao crédito, os nomes dos consumidores inadimplentes não são excluídos no prazo de cinco anos, conforme determina do artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor. Para o cancelamento do protesto em cartório, o consumidor tem que pagar a dívida ou questioná-la na Justiça, por meio de ação específica.

Depois que a dívida é registrada no cartório, o devedor recebe uma notificação e tem o prazo de até três dias para fazer o pagamento e resolver a inadimplência. Caso isso não ocorra, ele fica com o ‘nome sujo’. 

O fato de ficar com o nome protestado em cartório é bastante incômodo e pode dificultar o fechamento de negócios importantes, como a obtenção de empréstimos, financiamentos, compra de imóvel, entre outros.

 

Veja abaixo os títulos ou dívidas que podem ser protestadas em cartório:

  • Cheques.
  • Notas promissórias.
  • Duplicatas mercantis e de prestação de serviço.
  • Letras de câmbio.
  • Cédulas de crédito bancário. 
  • Contrato de aluguel.
  • Boletos ou carnês de lojas.
  • Dívidas de condomínio.

 

Você mora na região de São Caetano do Sul e precisa emitir certidões dos cartórios de protesto com urgência? Conte com a gente! 

Desde 2011, o Certidão na Mão oferece o serviço de emissão de certidões de forma ágil e prática para os clientes. Temos uma equipe pronta para tirar suas dúvidas por chat, telefone ou e-mail, além de diversos pacotes de certidões disponíveis.

Os clientes podem solicitar os documentos com apenas alguns cliques e receber no endereço desejado. Oferecemos frete grátis para todo o Brasil e ainda garantimos o menor prazo de entrega do mercado. 

Outro diferencial do Certidão na Mão são os certificados de segurança para garantir o sigilo de dados dos clientes. 

 

Confira as certidões mais solicitadas nos cartórios de protesto de Osasco e a finalidade de cada uma delas: 

  • Certidão de Protesto (Negativa ou Positiva) – O principal objetivo desta certidão de protesto é constatar se existem pendências de quitação de títulos no cartório em nome de uma pessoa ou empresa. Se a certidão de protesto for negativa, representa que não há nenhum registro naquele cartório de protesto.
  • Certidão do Instrumento de Protesto – Trata-se de uma certidão com o teor do protesto, que é emitida pelo cartório e entregue ao credor do título. Se o título não for pago pelo devedor no cartório dentro do prazo informado no documento, o Instrumento de Protesto somente poderá ser retirado com o pagamento da dívida.
  • Certidão Positiva de Cancelamento – Esse tipo de certidão é emitida quando o devedor quita sua dívida com o credor e se dirige ao cartório de protesto com o instrumento de protesto em mãos, para que seja feita a baixa da dívida. Depois disso, o título constará como pago no cartório de protesto e será emitida uma certidão positiva de cancelamento.
  • Certidão de Inteiro Teor – Essa certidão traz o detalhamento do protesto, os dados do credor, dados gerais do devedor, descrição detalhada da negociação da compra, parcelas atrasadas, multas etc.

 

Navegue pelo Certidão na Mão e veja os nossos diferenciais. Temos pacotes disponíveis para os cartórios de São Caetano do Sul e para outras regiões de São Paulo, como a Grande ABC e o Litoral Paulista. 

Agilizar a vida dos nossos clientes é a prioridade do Certidão na Mão!