Cartório de Registro de Imóveis - Centro São Paulo

A Zona Central de São Paulo abriga locais importantes e visitados por turistas de todo o Brasil, como a Praça da Sé, o Vale do Anhangabaú e a Praça da República. Alguns dos bairros que compõem esta região são Bela Vista, Bom Retiro e o Cambuci. 

Se você precisa solicitar serviços dos Cartórios de Registro de Imóveis do Centro de São Paulo e não sabe por onde começar, o Certidão na Mão está aqui para te ajudar a esclarecer todas as dúvidas. 

 

Mas afinal, para que serve o Cartório de Registro de Imóveis?

O registro do imóvel é uma das etapas mais importantes durante uma negociação de compra e venda. É por meio desse registro que uma pessoa se torna legalmente dona de uma casa, terreno ou apartamento. 

A função de um cartório de registro de imóveis é realizar o arquivamento do histórico completo dos imóveis, registrando todos os dados da propriedade de maneira segura, confiável e autêntica.

É nesse cartório que é feita a matrícula, o registro e a averbação dos atos relativos aos bens imóveis de uma pessoa física ou jurídica. 

 

Importância do Cartório de Registro de Imóveis para a população

Como já explicamos acima, o cartório de registro de imóveis é o lugar que fornece aos cidadãos todas as informações sobre um imóvel e que dá total segurança para realizar a compra de um bem. Resumidamente, este tipo de cartório é essencial por vários motivos:

  • Comprova a propriedade atual do imóvel.
  • Verifica quais foram os proprietários anteriores no período de vinte anos.
  • Atesta se o imóvel está livre de pendências jurídicas, dívidas ou se existe algum ônus sobre ele.
  • Analisa a situação dos impostos do imóvel.
  • Informa as mudanças ocorridas na descrição do imóvel ou de seus proprietários.

 

Quais certidões podem ser solicitadas no cartório de registro de imóveis?

Depois de fechar o valor para a compra de um imóvel e iniciar as negociações, é hora de providenciar a documentação e fazer uma análise detalhada para saber se existem dívidas em nome do imóvel, bem como para saber se ele realmente está apto para ser vendido. 

Para isso, o comprador interessado deve procurar o cartório de registro de imóveis onde o imóvel está registrado e solicitar algumas certidões. A Certidão de Ônus Reais, por exemplo, vai mostrar se há alguma pendência em nome do imóvel. 

A Certidão Vintenária, que também costuma ser muito solicitada, é onde consta um histórico dos últimos vinte anos do imóvel, apontando possíveis problemas jurídicos, penhoras e hipotecas que impeçam a realização do negócio.

Há ainda a certidão de débitos de IPTU que comprova que a casa ou apartamento está em dia com os tributos municipais.

Agilidade e zero burocracia para solicitar suas certidões: conte com o Certidão na Mão! 

Com o serviço do Certidão na Mão, você solicita o seu pacote de certidões dos Cartórios de Registro de Imóveis pela internet e recebe no endereço desejado de forma totalmente prática.

Oferecemos este tipo de serviço desde 2011 e temos como missão agilizar o dia a dia dos clientes que não podem perder tempo em filas de cartórios.

 

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  • Certificados de segurança para garantir sigilo dos dados.
  • Facilidade no pagamento (cartão de crédito, boleto transferência ou depósito bancário).
  • Envio de uma cópia das certidões por e-mail, se o cliente desejar. 
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