1 Item(s)

por página

Cartório de Registro de Imóveis na Praia Grande

O registro de um imóvel é um ato feito em cartório. Seu objetivo é tornar pública a situação do imóvel, bem como todo o seu histórico. Se uma pessoa (física ou jurídica) não faz o registro da sua casa, terreno ou apartamento, conforme determina a lei, ela não é proprietária e pode ter problemas para comprovar a regularidade do seu patrimônio.

 

Por que é importante registrar um imóvel na região da Praia Grande?

O registro do imóvel é fundamental, pois fornece dados confiáveis e autênticos sobre a situação jurídica do imóvel. As informações registradas e as certidões utilizadas para o registro de um imóvel permitem maior segurança em uma transação imobiliária. 

 

Quais atos são praticados nos cartórios de registro de imóveis?

As três principais atividades realizadas em um cartório de registro de imóveis são essas abaixo. Fizemos um resumo para você entender melhor cada uma delas. Confira:

Matrícula: trata-se de uma espécie de certidão que consta todo o histórico do imóvel. Ela deve ser expedida antes que qualquer mudança seja feita no imóvel, sejam elas físicas ou documentais. É o primeiro documento a ser providenciado durante a aquisição de um imóvel para ter conhecimento de todo o passado do local, incluindo seus antigos donos, mudanças estruturais, possíveis problemas na justiça, dívidas e medidas exatas da construção. 

Registro: serve para descrever a transferência de propriedade do imóvel ou a constituição de direitos reais, incluindo hipoteca, penhora ou alienação fiduciária. O registro funciona como uma identidade do imóvel. Nele, estão presentes informações sobre os proprietários, tamanho, descrição do empreendimento, localização etc. 

Averbação: ela serve para informar novidades que alterem os elementos do registro, podendo ser itens relacionados à situação física do imóvel (mudanças no nome da rua ou na estrutura, por exemplo) ou à situação do proprietário (mudança de estado civil ou de nome).

 

Certidões mais solicitadas nos cartórios de registro de imóveis?

Durante o processo de compra ou venda de imóvel, as certidões são documentos importantíssimos para você conhecer melhor toda a situação do imóvel. Elas garantem que o imóvel está livre de pendências ou ônus. As mais solicitadas são:

  • Certidão de Matrícula do Imóvel com Negativa de Ônus e Alienações
  • Certidão de Transcrição do Imóvel
  • Certidão Negativa de Propriedade do Imóvel
  • Certidão Quinzenária / Vintenária do Imóvel
  • Certidão de Filiação de Domínio

Quer emitir certidões com agilidade e sem enfrentar filas? Conte o serviço do Certidão na Mão!

Somos especializados no serviço de emissão de certidões pela internet. Desde 2011, oferecemos aos nossos clientes agilidade, profissionalismo e qualidade na hora de resolver questões burocráticas em cartórios. 

Com apenas alguns cliques, você emite as certidões dos cartórios da Praia Grande e conhece os diferenciais do nosso serviço: 

  • Frete grátis para todo Brasil.
  • Menor prazo de entrega do mercado.
  • Equipe qualificada para esclarecer dúvidas.
  • 100% de avaliações positivas dos clientes.
  • Desde 2011, oferecemos um serviço especializado na emissão de certidões.
  • Certificados de segurança para garantir sigilo dos dados.
  • Facilidade no pagamento (cartão de crédito, boleto transferência ou depósito bancário).
  • Chat disponível para agilizar o atendimento.
  • Envio de uma cópia das certidões por e-mail.

 

Navegue pelo nosso site e veja como é simples solicitar as suas certidões. Também temos pacotes para cartórios de protesto, cartórios de registro civil, cartório de notas e muito mais!