9 Item(s)

por página

Cartório de Registro de Imóveis - Zona Leste de São Paulo

Se você está pensando em comprar uma casa ou um apartamento na Zona Leste de São Paulo, é importante se informar sobre a atuação dos Cartórios de Registros de Imóveis dessa região.

Muita gente não sabe, mas esses cartórios são responsáveis por fazer o arquivamento de todo o histórico de um imóvel de forma segura e autêntica. Ou seja, esses órgãos possuem atribuição jurídica para registrar informações do ramo imobiliário, incluindo dados dos proprietários do imóvel, modificações na titularidade, ônus do imóvel etc.

Somente após cumprir todas as formalidades no Cartório de Registro de Imóveis é que alguém se torna legalmente dono do imóvel.

 

Por que é importante registrar um imóvel?

O contrato de compra e venda é um acordo feito durante uma negociação que obriga as partes a honrarem com os compromissos estabelecidos até transferência definitiva da propriedade do imóvel. 

Após a assinatura da escritura, é necessário procurar o cartório de Registro de Imóveis competente para registrar o imóvel.

Vale lembrar que cada imóvel pertence a um cartório específico, de acordo com sua localização ou região.

  

Quais são os serviços realizados pelo cartório de imóveis?

Nos cartórios de registros de imóveis da Zona Leste de São Paulo são realizados diferentes atos, entre eles:

Matrículas 

Trata-se de uma espécie de certidão em que consta todo o histórico do imóvel. Ela deve ser expedida antes que qualquer mudança seja feita no imóvel, sejam elas físicas ou documentais. É o primeiro documento a ser providenciado durante a aquisição de um imóvel para ter conhecimento de todo o passado do local. 

Registros de imóveis

O registro funciona como uma identidade do imóvel. Nele, estão presentes informações sobre os proprietários, tamanho, descrição do empreendimento, localização etc. Caso o registro não seja feito, o cidadão terá apenas a posse e o uso do imóvel, ou seja, estará morando em um imóvel que não é oficialmente seu e poderá ter problemas no futuro. 

Averbações de imóveis

A averbação serve para informar dados que alterem os elementos do registro, podendo ser itens relacionados à situação física do imóvel (mudanças no nome da rua ou na estrutura, por exemplo) ou à situação do proprietário (mudança de estado civil ou de nome).

 

Quem pode requerer uma certidão no cartório de registro?

Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode solicitar uma certidão no Cartório de Registro de Imóveis para saber as particularidades jurídicas do imóvel e ter segurança na hora de efetivar um negócio importante, como a compra e venda de uma casa. 

As certidões negativas atestam que não há ônus ou outras pendências sobre o imóvel. Quando uma certidão consta como positiva significa que o imóvel está com algum tipo de pendência, como penhora, hipoteca, usufruto, dívidas.

 

As certidões mais solicitadas são:

  • Certidão de Matrícula do Imóvel com Negativa de Ônus e Alienações 
  • Certidão de Transcrição do Imóvel 
  • Certidão Negativa de Propriedade do Imóvel 
  • Certidão Quinzenária / Vintenária do Imóvel 
  • Certidão de Filiação de Domínio 

 

Solicite suas certidões e conte com o menor prazo de entrega do Brasil!

Aqui no Certidão na Mão, você solicita o seu pacote de certidões dos Cartórios de Registro de Imóveis e recebe no endereço desejado de forma prática e ágil.

Oferecemos frete grátis para todo Brasil e ainda disponibilizamos o envio de uma cópia das certidões por e-mail.

Vantagens do Certidão na Mão:

  • Frete grátis e o menor prazo de entrega do mercado.
  • Equipe qualificada para esclarecer dúvidas.
  • 100% de avaliações positivas dos clientes.
  • Desde 2011, oferecemos um serviço especializado na emissão de certidões.
  • Certificados de segurança para garantir sigilo dos dados.
  • Facilidade no pagamento (cartão de crédito, boleto transferência ou depósito bancário).

Navegue pelo Certidão na Mão e veja como é simples emitir suas certidões. Temos diversos pacotes para atender a todos os tipos de necessidades!