Descrição
Detalhes
Certidão Negativa dos 10 Cartórios de Protesto de São Paulo
Quando uma pessoa (ou empresa) precisa realizar um procedimento mais burocrático, como a compra ou venda de um imóvel ou até mesmo a solicitação de um empréstimo bancário, é comum que as instituições financeiras façam uma análise para verificar se existe alguma dívida pendente vinculada ao CPF ou CNPJ.
Além disso, em algumas situações é necessário apresentar a Certidão Negativa de Protesto para comprovar que não existem títulos em aberto no nome do cidadão ou da empresa.
Esse tipo de prática é importante porque oferece mais segurança às transações e evita fraudes que podem resultar em problemas mais graves.
Mas afinal, o que é a Certidão Negativa de Protesto?
Essa certidão é emitida pelo Cartório de Protesto de uma cidade e tem como objetivo comprovar que determinada pessoa ou empresa está em dia com suas obrigações financeiras, ou seja, sem títulos não pagos.
Uma vez verificado nos registros do cartório que não existem títulos protestados para um CPF ou CNPJ, é expedida a Certidão Negativa.
Diferença entre Certidão Negativa e Positiva?
Como explicamos, a Certidão de Protesto Negativa atesta que há pessoa não tem dívidas protestadas.
Já a Certidão de Protesto com o status de positiva mostra justamente o contrário. Ou seja, ela traz a informação de que há um ou mais títulos em aberto e que precisam ser pagos. O documento também reúne detalhes sobre o credor e os valores da dívida.
Certidão Negativa dos 10 Cartórios: para que serve?
A Certidão Negativa dos 10 Cartórios nada mais é do que uma facilidade oferecida aos cidadãos da cidade de São Paulo.
Com esse tipo de certidão, é possível fazer uma pesquisa mais abrangente em todos os cartórios da capital para saber se existem títulos protestados em cada um dos cartórios.
Ou seja, ao invés de emitir a certidão de um único cartório, a pessoa consegue solicitar o documento com informações da base de dados de todos os cartórios de São Paulo de uma vez só.
Qual é o período de abrangência ou de busca da Certidão de Protesto?
O período de abrangência da Certidão Negativa de Protesto pode variar de cinco anos até o prazo máximo de 10 anos a contar da data do pedido da Certidão. Tudo vai depender da necessidade de cada cliente ou da finalidade para a qual a certidão será apresentada.
Quais títulos podem ser levados a protesto?
Os títulos que mais costumam ser protestados pelos credores são: cheques, boletos, duplicatas, notas promissórias, contratos de aluguel, débitos de condomínio, carnês e outros documentos que comprovem a dívida.
Quais são os documentos necessários para emitir a Certidão Negativa dos 10 Cartórios?
Basicamente, é necessário apresentar o nome completo, RG e CPF. Para consultas de empresas, é preciso ter o CNPJ em mãos.
Vale lembrar que qualquer pessoa pode fazer essa solicitação, desde que todos os dados estejam corretos. Não é necessário informar o motivo ou a finalidade para a qual a certidão será usada.
O que acontece quando uma dívida é levada a protesto?
Quando um credor decide procurar o cartório para fazer o protesto de um título, seu maior interesse é que o devedor seja notificado e pague o valor em aberto. Além disso, o protesto é um documento que serve como comprovação, caso o credor decida resolver o caso na Justiça.
Geralmente, depois de registrar o protesto, o cartório envia uma notificação ao devedor dando um prazo para que ele regularize a situação.
Se o pagamento do título não for feito dentro do prazo estabelecido, o cartório enviará o nome do devedor para os órgãos de proteção ao crédito. Com isso, ele passará a ter uma série de restrições para conseguir crédito no mercado, comprar um imóvel, fazer um financiamento, entre outras situações mais burocráticas etc.
O que fazer para regularizar um título protestado em cartório?
Depois de emitir a Certidão de Protesto dos 10 Cartórios e verificar quais títulos estão em aberto, a pessoa com o nome protestado deve procurar o credor em questão, podendo ser uma loja, uma empresa ou até mesmo uma pessoa física, para quitar a sua dívida.
Feito isso e com o comprovante de pagamento em mãos, é preciso ir ao Cartório de Protesto para que seja feita a baixa no protesto, bem como a solicitação de regularização do CPF ou CNPJ nos órgãos de proteção ao crédito.
Solicite sua Certidão de Protesto dos 10 Cartórios com agilidade e sem burocracia!
Aqui no Certidão na Mão, os clientes podem fazer a solicitação de diferentes tipos de certidões com rapidez e praticidade.
Somos uma empresa especializada na emissão de certidões pela internet e com atendimento qualificado para tirar dúvidas.
Se você precisa de uma Certidão de Protesto dos 10 Cartórios com urgência, conte conosco e conheça nossos diferenciais:
- Facilidade no pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência ou depósito).
- Atendimento qualificado rápido e eficaz.
- Menor prazo de entrega do mercado.
- 100% de avaliações positivas.
- Frete grátis para todo Brasil.
Detalhes
Detalhes
Cidade | São Paulo, Capital |
---|---|
Órgão Emissor | 10 Cartórios de Protesto de São Paulo |
Prazo de Validade | Dependendo da finalidade, 30 dias a partir da data de expedição da certidão |
Dados Incorretos | Comprando conosco você concorda que, caso informe algum dado errado e não seja possível emitir a certidão, lhe será enviada uma cobrança relativa as despesas adicionais tidas, que deverá ser quitada para liberar o pedido. Aceita ainda que a certidão será enviada exatamente da forma que for emitida pelo cartório |
Avaliações
Resenhas de Cliente (1)
- Analisado por William Dias Pereira Ribeiro
-
Nota: - Analisado por Carlos Cardoso MOnteiro
-
Nota: - Analisado por Fabiano França
-
Nota: - Analisado por WBF
-
Nota: - Analisado por luiz fernando guareschi
-
Nota: - Analisado por Gilberto Nakano
-
Nota: - Analisado por Catarina Ambrizzi Moraes
-
Nota: - Analisado por daniellie ferreira
-
Nota: - Analisado por Manoel dos passos Oliveira Canto
-
Nota: - Analisado por Manoel dos passos Oliveira
-
Nota: - Analisado por Eric Dale
-
Nota: - Analisado por Roberta Marques
-
Nota: - Analisado por adrian
-
Nota:
(Publicado em 31/08/2018) - Analisado por MARCOS ANTONIO LEME
-
Nota:
GRATO (Publicado em 16/08/2018) - Analisado por Katia Minelli
-
Nota:
Obrigada (Publicado em 21/05/2018) - Analisado por juarez santos
-
Nota: - Analisado por Rodolfo Ferreira leal do.naiscimento
-
Nota: - Analisado por Renan
-
Nota: - Analisado por joseildo rodriGUES DA SILVA
-
Nota: - Analisado por diego riccio
-
Nota: