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Certidões para Venda e Compra de Imóvel - Cidade de São Paulo

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Certidões para Compra e Venda de Imóvel
 

A aquisição de um imóvel envolve uma série de etapas, a começar pela procura do imóvel ideal e que atenda todas às necessidades de quem o procura. Encontrado o imóvel, partimos para a negociação dos valores e da forma de pagamento. Resolvida essa questão, será necessário providenciar toda a documentação necessária para que a aquisição do imóvel possa ser concretizada, minimizando futuros problemas, e por fim, após todos esses processos a tão sonhada mudança para o novo imóvel poderá acontecer.

Agora, já pensou se por acaso você pula a etapa da documentação necessária para a aquisição do imóvel, o que garantiria uma compra segura, e num belo dia acaba por descobrir que o imóvel em que você reside atualmente foi penhorado para o pagamento de uma dívida do antigo proprietário? Sim, isso pode acontecer e acontece com certa frequência.

Tomando a precaução de procurar um profissional devidamente qualificado, você deverá receber a orientação de que algumas certidões são de apresentação obrigatória na compra de um imóvel. São elas que irão garantir que a pessoa que está vendendo o imóvel é realmente o proprietário e que contra o seu nome não existe nenhuma ação ou apontamento que no futuro venha a recair sobre o imóvel, e ainda mais, que contra o imóvel não existem dívidas tributárias ou condominiais, que também possam colocar em risco a transação.

 

Você sabe quais são as certidões exigidas para a compra e venda de imóveis em São Paulo?  

Uma vez acordada todas as condições da compra, principalmente o valor da venda e as condições de pagamento, recomenda-se a elaboração de um contrato onde tudo o que foi combinado verbalmente, passe a constar por escrito, para que fique tudo documentado. Normalmente neste contrato é dado um prazo ao vendedor, para que este apresente todas as certidões necessárias e solicitadas pelo comprador, já que elas levam alguns dias para ficarem prontas.

As certidões normalmente solicitadas na aquisição de um imóvel são:

  •     Certidão da Justiça Federal
  •     Certidão de Ações Trabalhistas
  •     Certidão de Ações Cíveis e Executivos Fiscais
  •     Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais
  •     Certidão dos Cartórios de Protestos
  •     Certidão Atualizada da Matrícula do Imóvel
  •     Certidão Negativa de Tributos Imobiliários
  •     Certidão de Quitação Condominial nos casos que envolvam a venda de apartamentos

Lembrando que essas são as certidões normalmente solicitadas na aquisição de um imóvel. O comprador poderá, a seu critério, solicitar outros documentos que julgar necessário, para que este faça uma compra segura.

Existem diversos outros documentos que podem ser solicitados para que o comprador fique cada vez mais seguro de que não venha a ter problemas no futuro, portanto, não deixe de procurar por um profissional especializado na área. 

 

Quer solicitar as Certidões para compra e venda de imóvel?

Navegue pelo nosso site e conheça a nossa sugestão de pacotes de certidões para compra e venda de imóveis.

Nesses pacotes, as certidões mais solicitas já estão inclusas. Caso queira você poderá adicionar outras certidões que julgar necessárias.