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Certidão para Venda e Compra de Imóvel - Grande ABC e Grande São Paulo

Na hora de investir em um imóvel próprio, seja para a realização de um sonho ou apenas para ampliar o patrimônio, é sempre bom ter atenção às questões burocráticas que envolvem todo o processo.

A compra ou venda de imóveis no Grande ABC ou na Grande São Paulo devem ser feitas com cautela para que a transação seja concluída com êxito, tanto para o comprador tanto para quem está vendendo o imóvel.

 

Importante checar toda documentação

A quantidade de documentos necessários para concretizar a compra ou venda do imóvel costuma assustar em um primeiro momento. A lista inclui, por exemplo, certidões negativas, cópias autenticadas, declarações, impostos e outros itens. Mas não precisa se preocupar. Com o Certidão na Mão, você esclarece todas as dúvidas!

Além de disponibilizar um tempo para separar todos os documentos, é importante lembrar que isso também envolve dinheiro. As despesas com a papelada costumam representar cerca de 5% sobre o valor do imóvel, mas esse número pode variar de acordo com a região ou estado.

 

Imóvel deve estar sem ônus ou pendências

Antes de fechar o contrato e assinar qualquer escritura, o interessado precisa verificar se toda a documentação do imóvel está em dia com as obrigações legais. Isso inclui checar as certidões negativas dos cartórios de protesto, certidões forenses dos distribuidores cíveis, fiscais, trabalhistas, federais e criminais. Também é importante solicitar a certidão negativa de débitos municipais para ter certeza de que não há dívidas pendentes na prefeitura.

Em caso de apartamentos ou lojas comerciais, é preciso checar a declaração de quitação de débitos condominiais, comprovantes de pagamento das três últimas contas de água, luz e gás e cópia do carnê do IPTU. A lista é bem grande, mas o Certidão na Mão te ajuda em todas essas questões.

 

Quais certidões são necessárias para comprar ou vender um imóvel na Grande ABC ou Grande São Paulo?

Depois de assinar o contrato de compromisso de compra e venda do imóvel, é hora de providenciar as certidões negativas do imóvel e dos vendedores. Ou seja, são essas certidões que asseguram que o imóvel não tem ônus ou nenhum outro comprometimento, entre eles, hipoteca, penhora, usufruto etc.

Caso o imóvel tenha algum problema relacionado a dívidas ou outro ônus, ele terá certidões positivas, que poderão comprometer a transação de compra e venda até que seja feita a regularização das pendências.

A validade das certidões costuma ser de até 30 dias. Elas podem ser obtidas facilmente aqui no site Certidão na Mão, de forma prática e segura. Também é possível obtê-las pessoalmente em cartórios de Registro de Imóveis, Protesto e Registro Civil ou com o auxílio de um despachante, que também cobra por este tipo de serviço.

 

Adquira o seu pacote de certidões sem burocracia

Se você vai comprar ou vender um imóvel Grande São Paulo (Barueri, Guarulhos, Osasco, Santana de Parnaíba) e na Grande ABC (Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul), o Certidão na Mão pode te ajudar (e muito)!

Os pacotes disponíveis cabem no bolso do cliente e foram pensados para proporcionar agilidade e praticidade na hora de separar a documentação. Nesses pacotes estão as certidões mais solicitadas nas transações imobiliárias.

 

Certidões pela internet para venda e compra de imóvel é aqui!

Confira nossos pacotes e aproveite as facilidades! Se você deseja vender ou comprar um imóvel com total segurança e praticidade, conte com a eficiência do Certidão na mão. Com apenas alguns cliques, você se livra da burocracia e agiliza a concretização do seu sonho. Conte com a gente e confira nossas vantagens!

Veja os documentos sugeridos para compra e venda de imóveis

Na hora da negociação, os vendedores devem providenciar os seguintes documentos:

Certidões do Imóvel

  • Certidão de Matrícula Atualizada com Negativa de Ônus e Alienações
  • Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários
  • Certidão de Valor Venal do Imóvel ou Cópia da folha de rosto do IPTU
  • Em caso de compra e venda de apartamentos, a Certidão Negativa de Débitos Condominiais é fundamental para assegurar que não há dívidas

Certidões Pessoais

  • Certidão dos Cartórios de Protesto
  • Certidão de Ações Trabalhistas
  • Certidão de Distribuição da Justiça Federal
  • Certidão de Distribuição de Ações Cíveis e Executivos Fiscais
  • Certidão de Negativa de Débitos de Tributos Federais
  • Certidão de Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT

O comprador Pessoa Física precisa fornecer os seguintes documentos:

  • Cópia do RG e do CPF
  • Cópia do Comprovante de Residência
  • Cópia do Comprovante de Estado Civil (certidão de nascimento ou casamento)
  • Casados devem apresentar a cópia da Certidão de Casamento
  • Divorciados devem apresentar cópia da Certidão de Casamento com Averbação do Divórcio
  • Menores de 18 anos devem apresentar a cópia da Escritura de Emancipação
  • Estrangeiros não residentes no Brasil devem apresentar cópia do CPF e Passaporte

Em caso de Pessoa Jurídica, é preciso fornecer os documentos abaixo:

  • Cópia do Contrato Social e última Alteração Contratual, caso exista
  • Cópia do RG e do CPF dos representantes legais
  • Cópia do cartão do CNPJ